Você encontrará nesta página:
Rio Belém
O Rio Belém nasce e deságua no município de Curitiba (Paraná, Brasil). Sua nascente localiza-se no bairro Cachoeira, e sua foz – junto ao rio Iguaçu – no bairro Boqueirão.
É o rio principal da bacia hidrográfica do Rio Belém, uma das 39 sub-bacias hidrográficas do Alto Iguaçu e uma das 6 bacias hidrográficas que banham Curitiba. Possui aproximadamente 21,46 km de extensão e tem como afluentes os rios: Água Verde, Fanny, Ivo e Parolin.
A bacia do Rio Belém abrange aproximadamente 87,80km2 de área drenada. Banha uma área intensamente urbanizada, um dos principais motivos pelos quais o Rio Belém foi “quase que totalmente canalizado para dar espaço a construções” (IAP, 2009, p. 51) [1], além de para minimizar problemas com enchentes em algumas áreas urbanas, como no caso da Rua Mariano Torres.
O rio Belém apresenta atualmente o maior índice de poluição hídrica dentre os rios que banham a cidade de Curitiba, destacando-se como principais causas: “deficiência de esgotamento sanitário, resíduos sólidos e ocupações desordenadas e irregulares” (IAP, 2009, p. 51) [1]. A causa maior é a destinação inadequada de “esgotos domésticos tratados ou tratados com baixa eficiência” (IAP, 2009, p. 100) [2], ou seja, predomina a poluição de origem orgânica.
Há projetos voltados à revitalização do Rio Belém, a exemplo da criação do Parque Municipal Nascentes do Rio Belém, em 2001, no bairro Cachoeira. Outros exemplos são o projeto de recuperação do Rio Belém norte, juntamente com o Rio Uvu e o projeto de revitalização do Rio Belém da PUCPR, que inclui o mapeamento das nascentes do rio por pesquisadores dessa instituição.
Além disso, outras há as seguintes obras previstas (JORNAL GAZETA DO POVO – Edição Semanal de 23 a 29 de dezembro de 2017, p. 15 – Explicar E / Meio Ambiente: O sonho e o desafio de um Rio Belém limpo):
“- a instalação de filtros com plantas aquáticas e monitoramento com uso de técnicas de depuração de águas;
- a criação de um parque na Rua Reinaldo Hecke; a implantação do Parque Linear Três Marcos, nas margens do Córrego Tapajós, no bairro Vila Hauer;
- ações de educação ambiental e mutirões de limpeza e plantio;
- ampliação da estação de tratamento de esgoto Belém[,] aumentando a capacidade de tratamento dos atuais 1.500 l/s (litros de esgoto por segundo) para 2.520 l/s;
- melhorias/substituição/adequação de redes coletoras;
- diagnóstico técnico em 4 sub-bacias;
- vistorias em 43.440 unidades consumidoras;
- ampliação do Parque das Nascentes[,] passando de 15 mil m2 para 115 mil m2.”
Cabe ressaltar a fundamental importância do cuidado contínuo e sistêmico de toda a bacia hidrográfica que compreende o rio, seus afluentes e o conjunto do ecossistema, para que se alcance a efetiva revitalização do Rio Belém.
Legenda do Índice de Qualidade das Águas
- Muito boa
- Boa
- Pouco poluída
- Medianamente poluída
- Poluída
- Muito poluída
- Extremamente poluída
-
Bairro São Lourenço
Qualidade das águas: Poluída
Obs.: Monitoramento da qualidade das águas realizado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) na montante do lago do Parque São Lourenço, no período de 2005 a 2009. (IAP, 2009).
Legenda Foto 1: Rio Belém na montante do lago do Parque São Lourenço / Foto de: Maristela Ono; Foto 2: Rio Belém no Parque São Lourenço / Foto de: Maristela Ono
-
Bairro Jardim Botânico
Qualidade das águas: Extremamente poluída
Obs.: Monitoramento da qualidade das águas realizado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) na foz do rio Ivo, afluente do rio Belém, no período de 2005 a 2009. (IAP, 2009).
Nesse local, o rio Ivo está canalizado sob a rua Engenheiro Rebouças. Este afluente da margem direita do Rio Belém encontra-se extremamente poluído, sobretudo em decorrência de carga orgânica proveniente de esgotos sem o devido tratamento, em grande parte despejados na área central da cidade de Curitiba.
Legenda Foto 1: Rio Belém na altura da rua Eng. Rebouças, próximo à foz do rio Ivo / Foto de: Maristela Ono; Foto 2: RIo Ivo, afluente do rio Belém / Foto de: Maristela Ono; Foto 3: Trecho canalizado do rio Ivo, sob a rua Eng. Rebouças / Foto de: Maristela Ono
-
Bairro Fanny
Qualidade das águas: Muito poluída
Obs.: Monitoramento da qualidade das águas realizado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) na foz do Rio Fanny, afluente do rio Belém, no período de 2005 a 2009. (IAP, 2009).
-
Vila das Torres, bairro Prado Velho
Qualidade das águas: Extremamente poluída
Obs.: Monitoramento da qualidade das águas realizado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) na foz do rio Água Verde, afluente do rio Belém, no período de 2005 a 2009. (IAP, 2009).
Legenda Rio Belém na Vila das Torres (Curitiba / PR) / Foto de: Maristela Ono
-
Bairro Prado Velho
Qualidade das águas: Extremamente poluída
Obs.: Monitoramento da qualidade das águas realizado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em ponto do Rio Belém localizado na PUCPR, no período de 2005 a 2009. (IAP, 2009).
Legenda Vídeo 1: Memórias e perspectivas do presente e futuro do Rio Belém: entrevista com Fabiana de N. Andreoli na PUCPR; Vídeo 2: Memórias e perspectivas do presente e futuro do Rio Belém: entrevista com Fabiana de N. Andreoli na PUCPR / Em Libras por: Ana Paula F. de Almeida; Figura 1: Detalhe do Rio Belém na PUCPR, no bairro Prado Velho (Curitiba / PR) / Foto de: Maristela Ono
-
Vila São Paulo, bairro Uberaba
Qualidade das águas: Extremamente poluída
Obs.: Monitoramento da qualidade das águas realizado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em ponto do Rio Belém localizado na altura da rua Rodolfo Bernardelli, no período de 2005 a 2009. (IAP, 2009).
-
Bairro Barreirinha
Neste bairro, o Rio Belém encontra-se atualmente parcialmente canalizado, como no caso da área denominada Vila Diana, na qual, anteriormente, costumava ocorrer enchentes.
Qualidade das águas: Indisponível
Legenda Figura: Rio Belém no bairro Barreirinha, na Vila Diana (Curitiba / PR) / Foto de: Maristela Ono
-
Bairro Centro Cívico
Neste bairro, o rio Belém encontra-se canalizado, fazendo parte da composição da diversificada paisagem urbana, que inclui o centro administrativo da Prefeitura Municipal de Curitiba e do governo do Estado do Paraná, o Bosque do Papa, escolas, áreas comerciais e residenciais, dentre outros.
Qualidade das águas: Indisponível
Legenda Foto 1: Rio Belém no Bosque do Papa (Curitiba / PR) / Foto de: Maristela Ono; Foto 2) Funcionários da Prefeitura Municipal de Curitiba realizando limpeza no Rio Belém, no bosque do Papa / Foto de: Maristela Ono
-
Bairro Boqueirão
Neste bairro, encontra-se a foz do rio Belém, junto ao Rio Iguaçu.
Qualidade das águas: Indisponível
A qualidade das águas encontra-se com altamente degradada neste bairro, em vista de uma série de fatores, tais como: assoreamento, despejo de efluentes e resíduos sólidos sem a devida destinação e tratamento, dentre outros.
Legenda Vídeo: Rio Belém no bairro Boqueirão / Por: Leny Mary Góes Toniolo; Figura: Rio Belém no bairro Boqueirão / Foto de: Maristela Ono